sábado, 1 de junho de 2013
Definições dos Escoteiros Florestais
Escotismo Florestal ou Florestalismo é uma filosofia de vida, criada no dia 19 de novembro de 1996, que promove a cidadania, a liberdade, a igualdade, a cultura da paz e a pratica do bem, onde cada um procura seu desenvolvimento pessoal através de atividades em equipes, aventuras junto a natureza e a defesa do meio ambiente.
Como é praticado?
O Escotismo Florestal é praticado através do sistema de patrulha onde os jovens fazem parte de equipes sendo liderados por um dos jovens chamado de Xerife (monitor). Tudo sendo coordenado por adultos.
Quando foi criado?
O Escotismo Florestal foi criado no dia 19 de novembro de 1996, na cidade de Maceió – Alagoas. Pelo Oficial da Policia Militar Luiz Fidelis Torres. A primeira reunião aconteceu com 12 jovens. Inicialmente era denominado Florestalismo, depois que ganhou notabilidade passou a ser chamado também de Escotismo Florestal e faz parte da grande fraternidade mundial do movimento escoteiro, sem perder suas caracteristicas iniciais a defesa do meio ambiente e a socialização da juventude.
Modo de Vida dos Escoteiros Florestais
O modo de vida dos escoteiros Florestais é uma aventura constante junto a natureza, você irá aprender muitas técnicas que lhe serão úteis durante as atividades e até mesmo quando você se tornar um adulto.
Ramos do Escotismo Florestal
Temos os seguintes ramos:
- Faixa etária de 7 aos 10 anos – Florestinha;
- Faixa etária de 11 aos 14 anos – Escoteiro Florestal Juvenil;
- Faixa etária de 15 aos 17 anos – Veteranos / Seniores;
- Faixa etária de 18 aos 20 anos – Pioneiros.
- A partir dos 21 anos – Chefes dos Escoteiros Florestais
09:57
Código de Honra
PROMESSA ESCOTEIRA DOS FLORESTAIS
PROMETO PELA MINHA HONRA:
CUMPRIR MINHAS OBRIGAÇÕES PARA COM DEUS E MINHA PÁTRIA;
DEFENDER O MEIO AMBIENTE;
TRATAR AS PESSOAS COMO QUERO SER TRATADO;
CUMPRIR À LEI DO ESCOTEIRO FLORESTAL.
|
LEI DO ESCOTEIRO FLORESTAL
A Lei do Escoteiro Florestal é o Código de Honra de todos os membros da Organização dos Escoteiros Florestais, ela é assumida voluntariamente logo que uma pessoa ingressa na OEFB. O seu cumprimento é muitas vezes um desafio, mas, é também um prazer e com certeza salutar. A Lei mostra um caminho certo a seguir, cumprindo-a teremos êxito dentro e fora da nossa Organização.
Art. 1° – O Escoteiro Florestal tem palavra, honra tudo o que diz;
Art. 2° – O Escoteiro Florestal pensa e age positivamente;
Art. 3° – O Escoteiro Florestal pratica todos os dias uma boa ação;
Art. 4° – O Escoteiro Florestal é amigo e irmão dos outros escoteiros;
Art. 5° – O Escoteiro Florestal é um defensor do meio ambiente;
Art. 6° – O Escoteiro Florestal é disciplinado e autoconfiante;
Art. 7° – O Escoteiro Florestal é alegre e não teme as dificuldades;
Art. 8° – O Escoteiro Florestal faz sempre economia;
Art. 9° – O Escoteiro Florestal é higiênico;
Art. 10 – O Escoteiro Florestal é educado e inteligente.
Obs.: Os Membros do sexo feminino podem passar a Lei do Escoteiro Florestal para o seu sexo.
PROMESSA DO FLORESTINHA
PROMETO FAZER O MELHOR POSSÍVEL PARA CUMPRIR MEUS DEVERES PARA COM DEUS E MINHA PÁTRIA, DEFENDER O MEIO AMBIENTE E OBEDECER A LEI DO FLORESTINHA.
LEI DO FLORESTINHA
A Lei do Florestinha é o Código de Honra dos Florestinhas, ela é assumidavoluntariamente logo que a criança ingressar na OEFB. A Lei mostra um caminho certo a seguir, cumprindo-a teremos êxito dentro e fora da nossa Modalidade.
Art. 1° – O Florestinha é inteligente e pratica todo dia uma boa ação;
Art. 2° – O Florestinha é educado e obediente;
Art. 3° – O Florestinha é limpo e alegre;
Art. 4° – O Florestinha diz sempre a verdade;
Art. 5° – O Florestinha obedece os mais velhos;
Art. 6° – O Florestinha trata as pessoas como quer ser tratado.
Obs.: Os Membros do sexo feminino podem passar a Lei para o seu sexo.
09:56
Graduações dos membros da Organização Escoteiros Florestais Brasil
A caminhada do praticante do Escotismo Florestal com mais de 11 anos de idade (juvenil, Senior, pioneiro e Chefe) é dividida inicialmente em Graus e em seguida em postos. Cada Grau corresponde a um distintivo colorido que é dividido em 10 (dez) graus em ordem crescente, quanto maior o grau maior será o seu desenvolvimento da humildade. Cada distintivo colorido tem sua simbolização e significado.
1º GRAU
Representa o início do aprendizado do Escotismo Florestal, onde terá contato com nossa arte de defender o meio ambiente vivendo aventuras junto à natureza e seus princípios básicos, tais como: Promessas, lei e tradições.
_______________________________________________________________
2º GRAU DISTINTIVO DE PROMESSA
“Compromisso”
Será entregue ao jovem ou adulto na cerimônia de promessa. Será usado no bolso esquerdo da camisa.
_______________________________________________________________
3º GRAU DISTINTIVO AMARELO
“A riqueza”
Representa o início da adaptação do praticante no Escotismo Florestal, é simbolizado pela terra, onde a planta brota e finca sua raiz.Será usado na manga esquerda até passar para o 4º Grau.
_______________________________________________________________
4º GRAU DISTINTIVO AZUL
“A liberdade”
Simbolizada pelo céu, para onde a planta se dirige. A liberdade de, com raciocínio e criatividade tudo o que foi aprendido utilizar, representa o amadurecimento do praticante.
_______________________________________________________________
5º GRAU DISTINTIVO AZUL COM VERDE
____________________________________________________________
6º GRAU DISTINTIVO VERDE
“O crescimento”
Representa o crescimento físico, mental e espiritual, é o início da destreza que começa a surgir no praticante, onde além do aprimoramento de todos seus conhecimentos, é fundamental que esteja ciente das tradições do escotismo florestal. É uma etapa de amplo crescimento do seu conhecimento.
________________________________________________________________
7º GRAU DISTINTIVO VERDE COM VERMELHO
_________________________________________________________
8º GRAU DISTINTIVO VERMELHO
“Alerta”
Assim como o sol é responsável pela vida no universo, nesta fase o praticante torna-se responsável uma tropa sendo auxiliar direto do chefe.
___________________________________________________________
9º GRAU DISTINTIVO VERMELHO COM PRETO
_____________________________________________________________
10º GRAU DISTINTIVO PRETO
“Sabedoria e Conhecimento”
É o alcance da maturidade e do conhecimento, é o crescimento intelectual e espiritual do praticante, é a consciência de que o Escotismo Florestal é muito mais do que uma modalidade sendo um modo de vida.
09:55
VALORES SOCIAIS
MISSÃO
O Escotismo Florestal tem a missão de contribuir para a educação do jovem visando o exercício da cidadania ambientalista, para isso usa o sistema de valores baseados na Promessa Escoteira dos Florestais e na Lei dos Escoteiros Florestais.
VISÃO
O Escotismo Florestal participa do movimento mundial dos Escoteiros visando à construção de um mundo melhor.
PRINCÍPIOS DOS ESCOTISMO
- Obrigações para com Deus (cada um vivendo sua fé em Deus independente da crença );
- Obrigações com sua Pátria ( as obrigações com a pátria se faz quando procuramos ser melhores cidadãos junto a nossa comunidade);
- Obrigações com a defesa do meio ambiente ( ao defender o meio ambiente estamos praticando a cidadania e mostramos que estamos preocupados com o equilíbrio do ecossistema para esta e as futuras gerações);
- Obrigações com sigo mesmo e os outros ( quando tratamos as pessoas como queremos ser tratados demonstramos o nosso grau de compromisso com a paz mundial). DESENVOLVIMENTO FÍSICO
O desenvolvimento físico no escotismo florestal é dado através de jogos sadios praticados junto à natureza nos jogos ao ar livre, caminhadas, excursões e acampamentos.
DESENVOLVIMENTO MORAL
O desenvolvimento moral é buscado com a finalidade de criar uma geração de cidadãos e cidadãs com o caráter forte e com compromisso com Deus, pátria, próximo e o meio ambiente.
DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL
É transmitido visando ensinar que os jovens tem um potencial dentro de si mesmo que lhe foi dado pelo criador, bastando para isso ele acreditar em si em seu potencial.
09:53
MÉTODO ESCOTEIRO
O nosso método é igual ao criado pelo fundado do escotismo BADEN-POWELL.Simplesmente temos algumas atualizações que não ferem em nada o método criado no momento da criação do escotismo.
1. ACEITAÇÃO DA LEI E PROMESSA DOS ESCOTEIROS FLORESTAIS
A Lei e a Promessa dos Escoteiros Florestais são o Código de Honra de todos os praticantes do Escotismo Florestal, elas são assumidas voluntariamente logo que uma pessoa ingressa na nossa modalidade. O cumprimento é muitas vezes um desafio, mas, é também um prazer e com certeza salutar. A Lei e Promessa o caminho certo a seguir, cumprindo-as teremos êxito dentro e fora da nossa modalidade.
2. APRENDER FAZENDO
O aprendizado no escotismo é pela prática, valorizando o treinamento para a autonomia com base na autoconfiança e na iniciativa de cada praticante, desenvolvendo os hábitos da observação e da dedução.
3. VIDA EM EQUIPE
A vida em equipe é desenvolvida através do sistema de patrulha. O pequeno grupo possibilita a descoberta progressiva de responsabilidade e prepara o autocontrole, por meio da disciplina consciente assumida voluntariamente além de desenvolver a capacidade tanto para liderar quanto para cooperar.
4. ATIVIDADES PROGRESSIVAS, ATRAENTES E VARIADAS
As atividades são as atrativas para os jovens visando seu sucesso dentro e fora do escotismo florestal. Tudo é programado para as faixas etárias em que o membro participa. O jovem é levado a pratica não por imposição mas porque ele que praticar as atividades.
5. DESENVOLVIMENTO PESSOAL COM ORIENTAÇÃO INDIVIDUAL
O desenvolvimento de cada jovem é acompanhado individualmente. Sempre procuramos identificar suas qualidades e deficiências para melhor orientá-lo e criar oportunidades para que ele se supere suas limitações.
09:51
UNIFORME ESCOTEIRO
COBERTURA: Boné cinza;
CAMISA / BLUSA: Em tom cinza com dois bolsos com tampa;
CAMISETA: Com distintivo da modalidade, com atividade ou campanha, podendo ser usada em para substituir a camisa ou blusa;
CALÇA, BERMUDA OU SAIA: Em tom azul marinho;
CINTO: Cinza ou de outra cor decidida pelo grupo;
MEIAS: de qualquer marca, cor ou natureza;
CALÇADOS: Cor preta de qualquer marca ou natureza (tênis, coturno, bota, etc.)
LENÇO ESCOTEIRO: Em tom verde com o distintivo de promessa dos escoteiros florestais, passando e fechando no pescoço por um anel; opcionalmente, o lenço poderá ser usado quando a camiseta estiver substituindo a camisa ou a blusa.
09:49
CÓDIGO DE HONRA
Promessa Escoteira dos Florestais
Leis dos Escoteiros Florestais
|
09:36
LIDERANÇA
A liderança é uma das características existente nos homens e mulheres de sucesso da atualidade. Ser líder é assumir o controle, é dirigir, chefiar, comandar e orientar. As pessoas de sucesso são líderes em suas áreas de atuação, seja à frente de um uma patrulha, tropa, grupo, comunidade ou grandes grupos empresariais.
O líder é uma pessoa que consegue fazer com que outras pessoas façam alguma coisa de algum modo. Quando duas ou mais pessoas se reúnem para fazem algo é certo que uma delas liderará as outras. Um líder tem a característica de fazer as coisas acontecerem.
Todas as pessoas possuem habilidades para liderar em alguma área. Por exemplo, um bom jogador de futebol tem muita probabilidade de ser um bom líder em campo, porém ele pode não ter tanta facilidade para ser líder em uma igreja. O mesmo também poder acontecer com um padre ou com um pastor. Porém uma coisa é certa, liderar é conduzir pessoas a algum objetivo. Portanto é preciso aprender como conviver liderando os outros e como conduzir as atividades.
Quando uma pessoa tem pratica e habilidade em uma atividade, com certeza terá muita facilidade em ser um líder se soube incentivar e tratar bem as outras pessoas.
As regras para ter sucesso em liderança são essencialmente as mesmas independentes das atividades e da região que o líder atua. Porém cada grupo de pessoas tem seus requisitos para uma pessoa ser líder. No Escotismo Florestal existem certas características para o exercício da liderança que são fundamentais em um praticante, seguindo-as qualquer pessoa sentirá facilidade em ser um líder.
- Calma;
- Fisicamente Forte;
- Educado;
- Sabedoria;
- Ter elevados princípios morais;
- Honestidade;
- Coragem;
- Humor;
- Entusiasmo;
- Determinação;
- Conhecer a si mesmo;
- Autoconfiança;
- Conhecer missão.
O líder é Calmo
Não se admite que um líder perca a calma facilmente. Quando um grupo sai para fazer uma atividade, todos esperam que o líder seja o coordenador da atividade. Quando alguma coisa dá errada é normal que alguns percam a calma, porém o líder deve estar preparado para analisar a situação e conduzir o grupo para o sucesso da missão.
Ficar calmo é um dos requisitos essenciais para ser líder, porém se você for o líder do grupo e estive prestes a perder a calma, o melhor remédio é reunir o grupo e explicar o que estar acontecendo, tenho certeza que a maioria dos participantes do grupo irá ajudá-lo a encontrar a solução. Lembre-se sempre: seja calmo, porém com muita ação.
Fisicamente Forte
No Escotismo Florestal não existe espaço para preguiça (exceto o bicho preguiça). Por isso que um candidato a líder tem que ter muito cuidado com seu corpo, praticando exercícios físicos e cuidando da sua saúde. É preciso ter um bom preparo físico porque muitas vezes além de realizar seu próprio trabalho terá que fazer o de algum companheiro que esteja em dificuldade.
O líder é Educado
A educação é um dos requisitos básicos do Escotismo Florestal, porém quando falamos em um líder Florestal ela é elevada a um alto grau. É a educação que lubrifica o relacionamento entre as pessoas, fazendo com que não aconteçam atritos entre elas, ou seja, brigas desnecessárias, que podem comprometer o sucesso de qualquer atividade ou missão.
O bom líder procura ser amigos de todos e auxiliar os que estão em dificuldades e elogiar a todos, pois acredito que em um grupo cada pessoa é importante para certa missão ou situação.
O líder tem Sabedoria
A sabedoria é uma grande soma de conhecimento em determinada área, é também experiência de vida. Para ser um bom líder o praticante deve colocar os seus conhecimentos em prol de melhorar o relacionamento entre as outras pessoas. O líder deverá ter sabedoria, porém ela jamais deverá ser maior que sua humildade em reconhecer que qualquer pessoa sempre sabe alguma coisa que ele não sabe e que em qualquer momento poderá fazer a diferença entre o sucesso ou o fracasso da atividade.
O líder tem princípios morais elevados
Existem bons e maus líderes, somente os bons têm princípios morais elevados e são aplaudidos pela sociedade mesmo depois da sua passagem pela Terra, porém os maus quando não são esquecidos são citados como mazelas da humanidade pelas maldades que praticaram contra outras pessoas.
fantoches de maus líderes. Um exemplo de fantoche é um membro de uma gangue de viciados em drogas, o líder com certeza leva os seus componentes (viciados) ao fundo do poço e até para a morte imatura. Para isso ele destrói, sem o viciado perceber, a moral, a saúde e as características somente atribuídas ao ser humano. Devemos nos alegrar que também todos os dias pessoas estejam se tornando líderes bons que têm o objetivo de ajudar a humanidade a ser cada vez melhor. Um grande exemplo e que deve ser seguido é o de Jesus Cristo que com seu entusiasmo e princípios elevados conseguiu liderar multidões e transformar para melhor a vida delas. Feito esse que é lembrado até depois de 2000 anos da sua passagem pela terra.
Em nossas vidas sempre estamos como líder ou sendo liderado, o segredo é ficar alerta para não seguir os maus líderes e nos afundarmos.
Lembre-se que devemos sempre melhorar as nossas qualidades para contribuirmos para o engrandecimento da humanidade e assim nos tornarmos especialistas na arte de liderar pessoas.
Quando falamos em liderança, podem-se faltar vários requisitos menos a honestidade. Ser honesto é admitir suas faltas e erros; é poder olhar no olho de cada membro do grupo e não ter medo da verdade, porque sempre age com honestidade e transparência, procurando sempre o sucesso de todos.
Se alguém perguntar ao líder se ele sabe algo e ele não o souber, prontamente reponde que não sabe, porém com honestidade diz que vai procurar aprender.
O líder tem Coragem
Muitas pessoas têm boas idéias, porém não têm coragem para colocá-las em prática. Quem deseja ser um bom líder tem que ter coragem para colocar os planos em ação para alcançar o resultado planejado. E tem que ter coragem para admitir que estar errado e traça novo plano de ação.
NEM TODOS QUE TENTAM CONSEGUEM. PORÉM TODOS AQUELES QUE CONSEGUIRAM, TENTARAM
O líder tem senso de Humor
Como é ruim conviver com uma pessoa que em tudo ver motivo para ficar aborrecida e com raiva. Além da raiva fazer mal, a pessoa ela consegue transmitir esse sentimento desprezível para o todo o grupo. Se uma pessoa quer ser um bom líder deve cativar o bom humor.
É importante saber que devemos fazer as atividades com seriedade para que possamos ter sucesso, porém sempre existirá um espaço para o bom humor que além de tudo é um ótimo remédio nas horas difíceis que enfrentamos no nosso dia a dia.
Uma pessoa entusiasmada tem facilidade de conquistar colaboradores para a sua causa. Os vendedores ambulantes, os camelôs, os chefes e todos os comunicadores que alcançam êxito em suas atividades conseguem transmitir entusiasmo para as outras pessoas. O próprio mestre dos mestres, Jesus Cristo, quando falava para o povo ou para os seus discípulos transmitia entusiasmo contagiante para eles.
O entusiasmo é outra característica básica para um bom líder, e é transmitido pela forma alegre com alguém falando sobre um assunto ou idéia.
Uma pessoa determinada é aquela que quando decide realizar alguma coisa coloca toda a força que possui para alcançar seus objetivos e não se desvia da trilha traçada até cumpri-la.
Uma pessoa que é candidata a líder deve primeiramente procurar conhecer a si mesma, a qual sabe o que pode e o que não pode fazer, levando uma vantagem muito grande nas demais pessoas. É importante nesta análise verificar em que aspecto está forte e quais os seus pontos fracos e começar a trabalhar a fim de melhorar.
Uma pessoa que tenta atravessar nadando um rio de 1000 metros de largura, sem levar em conta sua capacidade física, é um louco. Já um nadador profissional faz a travessia com facilidade.
Um verdadeiro líder deve conhece suas limitações e procura sempre superá-las com responsabilidade.
Todos os homens e mulheres vencedores têm autoconfiança, ou seja, acreditam neles mesmos. O líder não tem medo do desconhecido, porém jamais é arrogante e não tem a mania de rebaixar os fracos e nem ter inveja dos fortes. Ele simplesmente acredita que pode vencer e leva seu grupo até o sucesso almejado.
De nada adianta ter todos os requisitos anteriores se vocês não conhecer sua missão dentro do escotismo florestal e como ele funciona. Por isso é importante esta sabendo sua missão e como poderá desenvolver-la
REGRAS BÁSICAS PARA SER UM BOM LÍDER FLORESTAL
- Utilize suas ações como exemplo;
- Pergunte sempre quando não souber e faça uma análise da sua pesquisa;
- Não seja autoritário;
- Sempre quando quiser que alguém faça alguma coisa explique porque deve ser feito;
- Pense antes de falar, somente confirme algo se estive certeza;
- Dê oportunidades às outras pessoas de fazerem algo;
- Faça sempre a sua parte;
- Procure sempre se colocar no lugar dos outros membros do grupo;
- Elogie na presença de outras pessoas;
- Critique em particular. Se acontecer um caso e houver necessidade de criticar na presença de outras pessoas, comece elogiando quem vai ser criticado e somente critique se for uma critica construtiva, porém pense muito antes de criticar;
- Seja um bom ouvinte. Incentive os outros a falar sobre eles mesmos;
- Faça com que as outras pessoas se sintam importantes, faça isso com sinceridade, pois todos são importantes;
- Aprenda a sorrir até mesmo das dificuldades;
- Seja honesto, principalmente quando for falar sobre você;
Trate as outras pessoas como você verdadeiramente quer ser tratado.
08:59
TRADIÇÕES DO ESCOTEIRO FLORESTAL
Sinal da promessa
O sinal escoteiro é feito levantando a mão direita com a palma para frente, o polegar pousado sobre a unha do dedo mínimo e os outros dedos esticados e apontados para cima. O sinal da Promessa, com a mão direita a altura do ombro e com antebraço na posição vertical, é usado apenas na cerimônia de promessa, os dedos se apoiam, o maior sobre o menor, simbolizando que mesmo os Escoteiros mais distantes são unidos e que o forte defende o mais fraco.
Saudação escoteira
No Escotismo florestal muita atenção é dada à educação, ao comportamento de uma maneira em geral, e principalmente ao respeito. Daí a importância de todos os praticantes fazerem a saudação uns aos outros, quando se encontram pela primeira vez no dia.
A saudação escoteira é feita com o sinal escoteiro levando a mão direita lado direito da cabeça.
A saudação também é feita para a Bandeira Nacional, ao Hino Nacional e as autoridades.
O aperto de mão
O aperto de mão é feito com a mão esquerda com os dedos mínimos entrelaçados. Significa que um Escoteiro confia no outro. Quando B.P adotou esse aperto de mão foi em homenagem a um chefe de tribo africana.
Quando B.P foi cumprimentar com a mão direita, o chefe da tribo indígena lhe estendeu a mão esquerda para cumprimentá-lo. E deu a explicação da seguinte forma que B.P gostou muito: Aqui os grandes guerreiros se cumprimentam com a mão esquerda, largando para isso o seu escudo. Assim deixam claro que são corajosos e tem confiança no outro. No mundo civilizado, os cidadãos e cidadãs de bem são iguais aos guerreiros de antigamente.
08:31
sexta-feira, 31 de maio de 2013
TIPOS DE NÓS - MUITO IMPORTANTE
Técnicas com cordas e nós
Cordas e Nós – Uma corda tem três componentes: fibras, fios e cordões. Os fios são feitos por trançado das fibras, os cordões por trançado de fios e a corda por traçado dos cordões. Uma corda toma o nome de acordo com o da fibra componente. Assim, há cordas de fibra sintética de “nylon” ou de “perlon” e cordas de fibra vegetal, tais como: de manilha, de sisal, de cânhamo, de algodão etc. As de melhor emprego na selva são as de “nylon” e manilha, pois são mais duráveis. As de “perlon” são as que proporcionam maior conforto e facilidade para emprego devido as suas características de flexibilidade,maneabilidade e reduzido peso quando estão secas. Todo homem deverá possuir em seu equipamento um pedaço de corda, pois serão múltiplas as suas utilidades. As de “nylon” têm a vantagem de serem leves, de não encharcarem com água e de serem de mais fácil manutenção, e a desvantagem de, se usadas em grande extensão, podem ceder em sua extensão comprometendo a segurança. Por isso, nas construções das pontes de corda são mais empregadas as de manilha. As extremidades de uma corda são chamadas chicotes.
Normalmente, no uso das cordas, haverá necessidade de dar nós, quer para ancoragem, quer para emendas, quer para outros fins. E como não se disporá na selva de facilidades para obtê-las, será sempre interessante recuperá-las após o uso; daí a vantagem de saber dar nós que possibilitarão tal recuperação.
Os tipos de nós mais utilizados nas nossas atividades são os seguintes: direito, escota e de porco. Esses e outros úteis serão explicados a seguir:
Nó simples – é empregado para evitar que as extremidades de uma corda se destorçam
Nó de frade ou nó em oito – é empregado nas cordas finas, lisas ou molhadas para facilitar a empunhadura.
Nó direito - Para unir cordas do mesmo diâmetro.
Nó de escota – Para unir cordas molhadas e cordas de diâmetros diferentes
Nó de porco ou de barqueiro – Para ancoragem, isto é, amarrar o chicote da corda a uma árvore, normalmente.
Nó de uma volta completa com dois cotes (dois meios nós) – Com a mesma finalidade do anterior.
Nó de lais de guia – Para fazer uma alça que não apertará e nem deslizará, permitindo ser desatado facilmente; servirá para alçar ou descer material pesado, inclusive homens;
Nó borboleta - Para permitir dar tensão a uma corda (caso das pontes), a fim de facilitar o afrouxamento. Bastará colocar um pedaço de pau nas duas voltas (asas da borboleta) antes de apertar.
Nó prússico – Para esticar uma corda já ancorada pelos dois chicotes, para servir de amarração das cordas de tração, para servir de freio, quando aplicado na corda de sustentação no caso de descida, e em várias outras aplicações.
UTILIZAÇÃO DE CORDAS
Rapel em “S” - A figura explica o processo, porém há necessidade de chamar atenção para certos detalhes:
(1) a posição inicial para a descida é a que consta do desenho “A”;
(2) a mão esquerda não fará força, apenas auxiliará o equilíbrio e manterá as duas seções da corda juntas;
(3) o máximo apoio do corpo será feito pela parte que “monta” na corda;
(4) as pernas deverão permanecer semi-esticadas durante a descida;
(5) a frente do corpo deverá ficar voltada para cima, evitando que, olhando para baixo, o homem se impressione com a altura;
(6) a corda não será amarrada no alto da barreira, mas deverá envolver um tronco, sem nós, de modo a possibilitar o seu recolhimento por simples tração de uma das seções, após o último homem descer;
(7) para realizar o movimento de descida, bastará que a mão direita vá recolhendo a parte da corda que fica livre, embaixo, e “dando corda” ao peso do corpo, ao mesmo tempo que, evitando saltos o indivíduo caminhará, “descendo”, na superfície inclinada;
(8) caso seja necessário fazer uma parada durante a descida, bastará que o braço direito seja cruzado sobre o peito, na direção do ombro esquerdo, sem largar a corda; nesta posição, haverá absoluta segurança e liberdade para movimentar o braço esquerdo, o qual, se for preciso, poderá até largar a corda.
22:40
Assinar:
Comentários
(
Atom
)










